terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

COSPLAY: Comprar, pedir pra alguem fazer ou fazer vc mesmo ?? By Tonheiro__

Todos nós sabemos qual o ponto forte dos eventos animes: Cosplays. Não importa qual o evento que se planeja ir, de World Cosplay Summit 2011 a Piquenique Otaku Pré-fim do mundo 2012 (rsrs), encontrar seus personagens favoritos personificados é sempre uma sensação ímpar.

O convívio com eventos, as diversas pessoas que vc conhece e a originalidade sem fim dos cosplayers se tornam tão conviventes em seu dia-a-dia otaku que você toma a decisão mais revolucionária da sua vida: “-Vou fazer um cosplay!!! :D”




Ok, não é tão revolucionária assim, mas venhamos e convenhamos: quem já fez cosplay sabe o trabalho que dá. Procurar imagens, modelos, tutoriais, pessoas que já tenham feito o mesmo cosplay que vc decidiu fazer, tecido, ver adornos, criar adereços, ensaiar, cortar, costurar, remendar, enfim, são tantas coisas que vc, sem experiência nenhuma no mundo cosplay, deve fazer que acaba se perguntando.

“-Poxa, seria bom que tivesse onde eu pudesse comprar já pronto... :/”



Alguns chegam a desistir nessa etapa. Acham que vai ser muito trabalhoso, que não vão ter tempo, etc. Os mais persistentes pedem ajuda a São Google dos Sites Escondidos e encontram lojas, tanto virtuais quanto reais, que vendem sua indumentária do jeito que tanto desejam

“-Noffa, olhea sóh, a rolpa du Naruto!!11!1! Vol çer cençasssão cum eça rolpa!!1!1!11! *.*”

Doce e breve ilusão. Olhando mais embaixo vc encontra o monstro destruidor de qualquer sonho consumista: O preço.

“-P@#$%!!! R$ 400,00 reais!!!! Vou ter que juntar o troco do lanche do ano todo pra poder comprar só a bandana! O.O”

Dos 100% que começaram a planejar o cosplay, 70% já começou a pensar como o mundo o injusto, como a sociedade capitalista é injusta e “porque que eu não sou filho do Silvio Santos”. Os 30% restante lembram-se de sua querida avó/tia/mãe que costurava os buracos de suas cuecas e/ou fazia lacinhos de fita para ir pra escola. Surge uma pequena luz de esperança em sua mente. Na hora do jantar, todos a mesa comendo, vc fala com aquela voz de O Pequeno Príncipe:

“-Mãe, vc ainda sabe costurar?...”


Acredite, sua mãe nesse momento sentiu o mesmo frio na espinha que ela sentiu quando descobriu que estava grávida de vc, pois ela sabe, ela tem certeza: “Lá vem bomba...”

“-Sei sim meu filho. Por quê?

-É que eu tava pensando em fazer um cosplay no próximo evento e...

-Cos-oquê? O.O” <- Nessa fase sua mãe já começa a pensar nos amigos ruins que vc tem, nas idéias malignas que estão implantando na sua cabeça e se por algum acaso vc usa drogas.

“-Cosplay mãe. É uma fantasia pra um evento que vai ter esse fds

-Aaaaah, tá – respira a mãe aliviada por não ter falhado como mãe – e vc quer ir de quê? Super-homem ? Pirata? Que tal de Alladin ?

-Eu tava pensando de ir de Soma Cruz mãe...

-QUÉ ISSO MENINO!!! O.O!!!! ISSO É COISA DO DEMÔNIO!!!! VAI PEDIR PERDÃO PRO PADRE AMANHÃ LOGO CEDO!!!!

-Não mãe, Soma Cruz é um personagem de vídeo-game, de um jogo que eu tenho.

OBS: Para os que não conhecem, Soma Cruz é um personagem do jogo Castlevania: Dawn of Sorrow

-Vc tá jogando demais essas coisas menino!!! Tem que se voltar pro estudo, blá blá blá... (pouparei vcs do sermão que todos nós escutamos quando queremos fazer uma coisa diferente da rotina ;)

-Mas mãe, a Fê, o Lê, a Rê, o Tê e o Txi vão também e eles vão de cosplay tb.

- . . . – Breve pausa pra analisar. Nesse momento sua mãe, se ela conhecer seus amigos e amigas, vai estar pensando algo do tipo:

“Hmm, se a mãe deles vai deixar, se eu deixar também não serei a única louca da cidade e ainda faço meu filhinho-querido-do-coração-s2s2 feliz”


PS: Se ela não conhecer seus amigos, ela vai pensar: "Meu filho agora tem amigos com nomes monossílabos, oh noes D:"

- E como é mesmo esse tal de Soma Cruz?” <- Pronto, se vc conseguiu chegar nessa pergunta, VOCÊ GANHOU! Pode até mudar depois pra um cosplay do Goku Super Sayan 100 que sua mãe vai fazer de bom gosto.

Porém mesmo com todo o bom gosto da sua querida mamãe, a fantasia não sai do jeito que vc pretendia. A da loja era simplesmente fodástica e a sua, é, ficou legalzinha :/ Vc fica morrendo de vergonha de ir pra qualquer canto com aquela fantasia e chega até a desistir do evento. Pensa que deveria ter feito vc mesmo ou que deveria ter assaltado alguma velhinha que passasse na rua pra comprar a fantasia na loja mas mesmo assim, vc vai.

O grande dia chega. Pra todos os lados que vc olha, vê gente estranha. Nenhum cosplay chegou ainda e vc se sente um completo alien no meio daquela confusão. O desespero bate, vc que sair correndo. Quando vc se prepara para bater em retirada, ao se virar dá de frente com algum outro otaku que fala:

“-Soma Cruz né?

-Sim, isso mesmo – vc responde meio sem jeito...

-Ficou foda cara, parabéns”


Pronto1!!11!1! Vc conseguiu. Não importa se vc comprou a roupa, fez vc mesmo ou pediu pra alguém costurar: Vc foi reconhecido. Essa sensação é o que importa pra um cosplayer. Os compentários posteriores serão irrelevantes, podem dizer que a fantasia é um lixo, que foi mal costurada, que vc se acha pq é rico, que vc é filhinho de mamãe que o Soma é paga-pau do Alucard; não importa, VC FOI RECONHECIDO.

Portanto, caros otakus, não tenham medo da rejeição. Nem Jesus Cristo conseguiu agradar todo mundo, que dirá vc. Faça do jeito que vc quiser, com as coisas que vc bem entender. O principal para um cosplayer não é ser o foda do evento, mas se sentir bem com o personagem que vc está interpretando e, se conseguir ser reconhecido, melhor ainda. Eu conheço pessoas que fizeram simplesmente obscuros, esquecidos no limbo, abandonado nas eras do tempo e mesmo assim foram reconhecidos. Se eles conseguiram, vc também vai conseguir; seja seu cosplay comprado, costurado ou feito por terceiros .


Portanto, sai da frente do PC e vai logo correr atrás de Oxford pra fazer a roupa do Super Mario, os eventos estão por aí, esperando apenas vc aparecer neles. Essa é a dica da semana ;)

Post inspirado no tutorial feito pela Nanna~ =P

Abração e fuizz comer algo

(^_^)v

By Tonheiro__

2 comentários: