sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A garota das mil faces by Ayuki - Closet Blast!

Bom dia povo! Enquanto trabalhava ontem na caça aos cosplays me deparei com uma entrevista feita pela DJ Ayuki da Rádio Blast! com uma cosplayer profissional. Sim, existem pessoas que levam o cosplay a sério e fazem dele um hobby, e da mesma forma que eu e vc, continuam tendo vida social normal. O nome dela é Vitória Barros , tem 18 anos, é universitária da UFMG e faz cosplays desde 2006. Confiram um trechinho dessa entrevista agora:


RB!: O que é cosplay?
VB: Cosplay é um hobby que surgiu nas convenções de quadrinhos e filmes dos EUA. Na verdade, há controvérsias, mas a maioria dos cosplayers (quem faz cosplay) acredita que surgiu entre os fãs de Star Wars, que iam assistir aos filmes fantasiados como os personagens da série. Trata-se da união de duas palavras em inglês: costume (roupa, fantasia) e play (No sentido de praticar, agir), e é justamente um hobby em que nos vestimos e interpretamos personagens de filmes, jogos, animações, etc.
O cosplay envolve tanto a vestimenta quanto a interpretação, embora esta última não seja tão “necessária”.

RB!: Quando começou a fazer e por quê?
VB: Fiz meu primeiro cosplay em 2006, era a roupa da personagem Misa Amane do recém-lançado (na época) Death Note.
Eu já conhecia cosplays desde que me entendo por gente, já que costumava acompanhar revistas ligadas a cultura pop japonesa, como Anime Do, Animax, Herói e Ultra Jovem. Sempre via aquelas fotos de pessoas fantasiadas, mas achava que era algo totalmente fora da minha realidade, já que não existiam convenções do gênero em BH.
Eis que, em 2005, meus colegas de escola contam que o tão sonhado evento ia acontecer, e boa parte deles ía usar cosplay. Eu estava totalmente sem dinheiro na época, e minha mãe também achava meio esquisito, pensava que eu seria a única “fantasiada” no meio das pessoas e chegou a me acompanhar no primeiro dia de evento. Constatamos não só que boa parte das pessoas usava cosplay, como também se divertiam muito e tinham uma boa interação com o público! Meus amigos não paravam de tirar fotos e muita gente parava para falar com eles, discutir sobre a série e eu quis participar daquilo. Acabei escolhendo alguns personagens com quem me identificava e fiz meus primeiros cosplays.

RB!: Você participa de concursos? Já ganhou algum prêmio?
VB: Sempre que posso, participo. Ganhei vários prêmios em várias categorias como a de melhor roupa e melhor apresentação.

RB!: É fã de algum cosplayer?
VB: Admito que gosto muito do trabalho da Kipi, uma japonesa famosa pelo rostinho de boneca e que se tornou tão conhecida no mundo inteiro que passou a representar, oficialmente, uma das personagens de quem faz cosplay.

RB!: Você já fez a caracterização de quais personagens? E qual é seu favorito?
VB: Nossa, é uma lista enorme. Mesmo porque faço alguns cosplays apenas para fotos. Meu personagem favorito para fazer cosplay é o Allen Walker, personagem do mangá D.Gray-man. Nos parecemos bastante fisicamente, e gosto da personalidade dele. Fiz duas roupas que ele usa ao longo da história e planejo fazer mais uma em breve.

RB!: Quais são seus futuros cosplays?
VB: Atualmente, estou trabalhando na Sakuyamon, de Digimon Tamers.

RB!: Algumas pessoas montam grupos para apresentar. Você também tem um?
VB: Não gosto muito de fazer grupos porque nunca me deram sorte. A incompatibilidade de horários é comum então é difíicil ensaiar. Além da necessidade de termos roupas iguais, o que nos faz gastar um pouco a mais na maioria das vezes.

RB!: Você acha que existe alguma “panelinha” que acaba sendo privilegiada nesse meio? Há muita rivalidade?
VB: Acho que o grupo que muitas pessoas veem como “favoritos” são, na verdade, pessoas que se empenham muito no cosplay, e o resultado surge na premiação. São pessoas com experiência e que sabem o que é possivel, o que fica bonito. Recentemente, surgiram alguns cosplayers em BH que andam roubando a cena, e muitos desses que ganhavam frequentemente andam passando longe do pódio.
ryou cos2
RB!: Durante o ano de 2010, houve a seleção do WCS e você tentou uma vaga, certo? Explique o que é e o que a motivou a participar.
VB: O WCS é o grande evento de cosplay do mundo inteiro. Quis ir porque é a chance de colocar tudo o que aprendi à prova e mostrar as habilidades de interpretação frente a frente com os melhores do mundo e receber o reconhecimento pelo árduo trabalho que o cosplay envolve. Além, claro, da chance de conhecer o Japão, berço dessa cultura que tanto admiramos.

RB!: Qual sua avaliação para os eventos dedicados ao público cosplay? Há uma boa estrutura?
VB: Muito já foi feito e muito pode ser melhorado nas Convenções. Especialmente para os cosplayers, parece haver uma dedicação e um cuidado crescente, já que possuímos vestiários, guarda-volumes, maquiadores, inteiramente à nossa disposição.

Lista completa dos cosplays feitos por Vitória Barros:

  • Misa Amane (Death Note)
  • Kabuto Yakushi (Naruto)
  • Sailor Saturno e Urano (Sailor Moon)
  • Allen Walker (D.gray-man)
  • Deedlit (Record of Lodoss War)
  • Ouka (.hack//Legend of the Twilight)
  • Seth Nightlord (Trinity Blood)
  • Shinku (Rozen Maiden)
  • Kula Diamond (The King of Fighters)
  • Hinoto (X)
  • Aska (Magic Knight Rayearth)
  • Kululu (Final Fantasy V)
  • Suigintou (Rozen Maiden)
  • C.C. (Code Geass)
  • Haruhi Suzumiya (Suzumiya Haruhi no Yūutsu)
  • Ranka Lee (Macross Frontier)
  • Rachel Alucard (BlazBlue)
  • Kagami Hiiragi (Lucky Star)
  • Beatrice (Umineko no Naku Koro ni)
  • Yayoi (The Idolm@aster)
  • V-13 (BlazBlue)
  • Siesta45 (Umineko no Naku Koro ni)
  • Cure Marine (Futari wa Pretty Cure)

É isso gente, muitas pessoas pensam que cosplay é algo para desocupados mas como vcs puderam ver hoje o cosplay é levado tão a sério como qualquer competição esportiva. Por isso não desistam:  se vcs tem vontade de fazer um cosplay ou pelo menos usar algo que lembre um cosplay, FAÇA! Vc não deve satisfação da sua vida para nínguem além de vc mesmo ;P

Para os que ficaram interessados podem encontrar a entrevista na íntegra no link: http://www.radioblast.com.br/closet/2010/12/menina-das-mil-faces

Agradecimentos a Ayuki, dona do blog Closet Blast! (http://www.radioblast.com.br/closet) e a Rádio Blast! (http://www.radioblast.com.br/) por ter disponibilizado essa ótima entrevista =D

No mais, fuizz

(^_^)v

By. Tonheiro__

PS: Só alterando: Agradecimentos a Gio, dona do Closet Blast!(http://www.radioblast.com.br/closet) e a Rádio Blast! (http://www.radioblast.com.br/) por ter disponibilizado essa ótima entrevista =D*

2 comentários: