terça-feira, 3 de maio de 2011

Lolita x Cosplay by Aozaki - Central Cosplay

Boa noite pessoas! Tonheiro na área trazendo o post semanal do nosso querido blog. Com a escassez de eventos e novidades trarei um texto muito bom que encontrei em um site que passará a ser fonte do nosso querido blog. Estou tentando entrar em contato com os organizadores do site para uma possível parceria visando sempre trazer td de bom e de melhor pra vcs.  Maaaas, antes do prato principal, 2 aperitivos:

Dica de Jogo da Semana: Super Cosplay War Ultra


Super Cosplay War Ultra (SCWU) é um jogo de luta no velho estilo dos arcades da Capcom, produtora do inesquecível Street Fighter. Com mais de 40 personagens, movimentos impressionantes, animações de cair o queixo, sistema de controles e golpes especiais, SCWU é um dos melhores games já feitos no gênero! Baixe agora mesmo e descubra o porquê!

Se você é fã de jogos de luta, em especial de clássicos como Fatal Fury e Mortal Kombat, não pode ficar de fora dessa! Para quem conhece, Pocket Fighter também é uma grande inspiração no Super Cosplay War Ultra.

Exibição de armaduras de Cavaleiros do Zodíaco em tamanho real by Zeka - Radio Blast!

Direto de Akihabara, um famoso bairro de Tóquio — conhecida por ser um dos principais complexos de lojas de tecnologia do mundo —, a Bandai fez uma exibição das armaduras de Sagitário e Libra em tamanho real.
As armaduras foram utilizadas por Aiolos e Seiya (Sagitário) e Dohko (Mestre Ancião) e Shiryu (Libra).
Abaixo, algumas fotos que foram encontradas nos sites Game Vício (http://www.gamevicio.com.br/) e Game Start (http://www.gamestart.com.br/)




Tá, tá. Eu sei já enrolei d+. Disponibilizo aqui o texto feito por Aozaki, integrante da equipe do Central Cosplay (http://www.centralcosplay.com/wordpress/). Visando sempre dar valor ao esforço alheio, aqui fica um breve resumo do texto, aqueles que quiserem vê-lo na íntegra acessem http://www.centralcosplay.com/wordpress/comunidade/lolita-x-cosplay#more-524. Agradecimentos especiais a Aozaki e a toda equipe do Central Cosplay pelo ótimo trabalho que fazem. Abração especial do Tonheiro__ pra vcs (^_^)v

Lolita X Cosplay by Aozaki - Central Cosplay 

Aprenda um pouco mais sobre Lolita e Cosplay e saiba como diferenciá-los.



Ambos fazem parte da cultura japonesa, ambos são coloridos e chamam a atenção. Mas acredite, as semelhanças param por ai. Esse assunto já foi muito discutido e o tema pode até ser considerado “batido”, mas ainda há um grande número de pessoas que não sabem que existem grandes diferenças entre Lolita e Cosplay. Escuta-se muito a expressão “Estou fazendo cosplay de Lolita!”, quando pode não haver essa relação. Por mais que isso pareça “irrelevante” se você quiser ser elogiado e fazer bonito perante a comunidade Lolita e perante seus amigos cosplayers, é bom saber o básico. Vários artigos já foram publicados sobre isso, mas alguns pontos foram esquecidos e, por isso, ainda é um pouco difícil para novatas discernir Lolita de Cosplay.


COSPLAY É HOBBY, LOLITA É MODA


Uma vez fui abordada por uma moça que perguntou se eu tinha costurado minha roupa e eu respondi que não. Ela foi embora com uma semblante bem desapontado, não antes de me perguntar qual era a graça de usar sem eu ter feito.


O que me leva ao primeiro ponto – Lolita é Moda. Apesar de não ser muito reconhecido por aqui, o estilo Lolita é considerado sim como moda lá no Japão, e levado muito a sério, enquanto o cosplay, é considerado uma atividade de hobby.
Existem várias lojas especializadas em moda Lolita no Japão e na China. São roupas de marca, assim como Loius Vuitton e Hugo Boss, e algumas são igualmente caras. Enquanto a graça do cosplay é fazer tudo, desde a roupa até os acessórios, Lolita não tem nada disso; é como se você estivesse usando uma roupa de marca comum. Saber fazer o outfit não é prioridade para as Lolitas, e sim saber fazer os coordinates (combinações de roupa). Várias fontes podem servir de inspiração, o mais comum, porém, é ir a comunidades lolita e tentar se inteirar para combinar coordinates cada vez mais harmoniosos. Não fiquem tímidas, e não hesitem de perguntar e tirar dúvidas :3




São várias marcas, sendo as mais populares: Baby The Stars Shine Bright, Angelic Pretty Mary Magdalene… entre várias outras. Algo mais acessível seria a BodyLine ou alguma loja do taobao/ebay.
ACESSÓRIO DE COSPLAY NÃO É ACESSÓRIO DE LOLITA.




Isso se encaixa também no item anterior, já que eu falei que algumas iIas usam acessórios de cosplay achando que vai combinar com a roupa, mas isso é um erro que deve ser evitado. Orelinhas de gato (nekomimi), sininhos, hakamas, katanas (sim, pasmem), presilhas da asuka, sapatos mocassim, botas da Luka, headphones da Miku, roupinhas de enfermeira seifukus… Tudo isso tem que ser riscado do seu guarda- roupa lolita. Alguns acessórios tem que ser usados com parcimônia, tal como as famosas cartolinhas, e dependendo da cor e do estilo da peruca, é necessário cuidado. Perucas muito longas e sem franja devem ser evitadas, e até mesmo perucas muitíssimo longas devem ser evitadas , com franja ou não! Tambem é importantante prestar atenção na cor da peruca! Se esta for verde, azul ou qualquer outra cor muito “fantasiosa”, evite mesmo! Perigo de Ita na certa! Perucas de cores naturais são sempre uma aposta melhor. Porém, em alguns estilos mais exagerados, tais como o Sweet OOT e o DecoLololi, é até passável uma peruca rosa ou azul bebê, mas ainda assim, o cuidado e o bom senso são extremamente necessários!


Existem algumas discussões sobre um novo estilo Lolita chamado “cosplay Lolita”, já que recentemente a marca Angelic Pretty lançou uma linha com esse nome. Talvez a moda esteja mudando, mas por enquanto, cosplay Lolita não é Lolita.



E usar acessórios Lolita em cosplay, pode?
Dependendo do acessório em questão, pode sim e fica muito fofo. Já vi uma amiga usando uma bota da Secret Shop em um cosplay e ficou muito harmonioso. Séries como Touhou, ou personagens mais meigas, tais como a Ranka de Macross. Mas obviamente em casos aonde é impossível ver o acessório em questão (geralmente o sapato), senão o cosplay não fica 100% fiel!

RECICLAR NÃO É ACERTAR



Outro ítem importante: Uma roupa “Lolita” de uma personagem de anime também não é Lolita, e sim cosplay. Apesar da personagem em questão estar usando uma roupa até característica da moda, ainda é cosplay, pois remete a uma personagem ficcional. Já vi várias meninas vestidas de Chii falando que estavam de Lolita, e isso não vem ao caso, principalmente porque muitas vezes as roupas “Lolita” em questão são meio apelativas, o que nos leva de novo ao ítem “2 “.
Outro erro comum é usar a velha lei de Lavoisier “nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, ou seja, misturar itens aleatórios do seu cosplay não vai te fazer uma Lolita . Exemplo,um peruca do Ciel versão baile e um vestido aleatório não é Lolita. Há dois dos erros básicos enumerados lá e cima, a peruca era de uma cor forte demais (cinza escuro, se não me engano), e o outfit que pode ser uma roupa da Chii. Por mais que o efeito ficou agradável aos olhos, ainda é uma roupa de cosplay, e não de Lolita.


É isso, gente. Espero ter sido clara e ter sanado as dúvidas de todas as lolitas iniciantes.
Qualquer duvida, é só entrar no fórum e perguntar no nosso tópico :3


Gostou do que leu? Então participe e comente!
http://centralcosplay.com/forum/viewtopic.php?f=55&t=1043

Portanto pessoal, fikdik para todas as loliteiras de plantão. No mais, estarei postando mais coisa durante a semana :P

Abração do Tonheiro e fuizz pro DotA o/

(^_^)v

By Tonheiro__

3 comentários: